COLETA SELETIVA

A coleta seletiva e a reciclagem  tem um papel  muito importante para o meio ambiente. Por meio delas,  recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos  naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo. 

O QUE É COLETA SELETIVA? É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

O QUE É A RECICLAGEM? É o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em outro produto. Por exemplo: transformar o plástico da garrafa PET em cerdas de vassoura ou fibras para moletom. A reciclagem gera economia de matérias-primas, água e energia, é menos poluente e alivia os aterros sanitários, cuja vida útil é aumentada, poupando espaços preciosos da cidade que poderiam ser usados para outros fins como parques, casas, hospitais, etc.

Como colaborar? Praticando os 3Rs
Reduzir

Evitar a produção de resíduos, com a revisão de seus hábitos de consumo.                                              Ex: Preferir o produtos que tenham refil.

Reutilizar

Usar de novo ou reaproveitar o material em outra função. 

Ex: Usar os potes de vidro com tampa para guardar miudezas (botões, pregos, etc.).

Reciclar

Transformar ou reciclar os materiais já usados, por meio de processo artesanal ou industrial em novos produtos.                     Ex: Transformar embalagens PET em fios ou fibras para confecção de roupa

Vantagens da coleta seletiva

Contribui para a melhoria do meio ambiente, na medida em que:

  •   Diminui a exploração de recursos naturais 
  •    Reduz o consumo de energia
  •    Diminui a poluição do solo, da água e do ar
  •    Prolonga a vida útil dos aterros sanitários
  •    Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo
  •    Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias
  •    Diminui o desperdício
  •    Diminui os gastos com a limpeza urbana
  •    Cria oportunidade de fortalecer organizações comunitárias
  •    Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis

.

Fonte : Secretaria  do meio ambiente - Governo do Estado de São Paulo