PARCEIROS

 RESÍDUOS CLASSE I – Perigosos:      Aqueles que apresentam as seguintes características: 

  •     INFLAMABILIDADE,
  •     CORROSIVIDADE,
  •     REATIVIDADE,
  •     TOXICIDADE
  •     PATOGENICIDADE.

RESÍDUOS CLASSE II – Não Perigosos: 
Que se dividem em duas sub-classes.

RESÍDUOS CLASSE II A – Não inertes. Aqueles que apresentam propriedades, tais como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água.

RESÍDUOS CLASSE II B – Inertes. Quaisquer resíduos que, submetidos a um contato com água não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água. São resíduos inertes as rochas tijolos, vidros e certos plásticos e borrachas. 

Para a classificação de resíduos sólidos devem ser utilizadas as seguintes Normas Técnicas da ABNT:

  •    NBR 10004/2004 - Resíduos sólidos – Classificação;
  •    NBR 10005/2004 - Procedimento para obtenção de extrato lixiviado de resíduos sólidos;
  •    NBR 10006/2004 - Procedimento para obtenção de extrato solubilizado de resíduos sólidos;
  •    NBR 10007/2004 - Amostragem de resíduos sólidos.
Aterros

Os aterros sanitários são o destino da maior parte do lixo gerado no Brasil. Eles são o local mais adequado para resíduos que ainda não podem ser reciclados ou reutilizados. Totalmente diferentes dos lixões, os aterros sanitários seguem uma série de protocolos que protegem o solo, os lençóis freáticos e os cursos d’água, a atmosfera e as populações do entorno.

Compostagem

A compostagem é definida como um processo aeróbico controlado, desenvolvido por uma população diversificada de microrganismos, efetuada em duas fases distintas: a primeira (degradação ativa), quando ocorrem as reações bioquímicas de oxigenação mais intensas predominantes termofílicas, e a segunda, ou fase de maturação, quando ocorre o processo de humificação.

Coprocessamento

A indústria do cimento coloca seus fornos à disposição de outros setores para a eliminação de resíduos industriais. Essa alternativa de destruição de resíduos, considerada uma das mais eficientes, é denominada co-processamento. Além dos benefícios ao meio ambiente, é uma atividade que gera empregos diretos e indiretos e é regulamentada, em nível nacional, pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).